PROJETO JARDINAGEM E ARBORIZAÇÃO NA ESCOLA
NOVA BRASILÂNDIA D’OESTE - RONDONIA
MARÇO/2009
DIRETOR: Jandui Gomes Mota
VICE-DIRETORA: Rosana Voidelo
COORDENADORA PEDAGÓGICA: Maria Kessler
REPRESENTANTE DOS PAIS: Erivelton dos Santos
REPRESENTANTE DE ENSINO: Amarildo Alves Caetano
EIXO TEMÁTICO: Meio Ambiente
TÍTULO: Jardinagem e Arborização na escola
RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇAO DO PROJETO: Emilia Eliza Medeiros
EQUIPE - PROFESSORA RESPONSÁVEL: Lucinete Boldrini Brioli
PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROJETO: (alunos, professores, direção, coordenação, funcionários administrativos e comunidade, parcerias com a Prefeitura Municipal.
ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA DO PROJETO: Escola (espaço escolar) e aos arredores da escola na parte externa.
PREVISÃO PARA INICIO DO PROJETO: abril / 2009
PREVISÃO PARA ENCERRAMENTO: dezembro / 2009 (continuidade em 2010)
DESCRIÇÃO DO PROJETO:
Preocupados com o visual da escola, e em melhorá-lo, professores e alunos perceberam que se faz necessário a realização de um projeto que venha contribuir nesses aspectos. Através do diálogo e comprometimento do envolvimento de toda equipe escolar, o mesmo foi elaborado no intuito de ser executado e assim resolver o problema.
JUSTIFICATIVA:
A unidade escolar deve ser uma instituição transformadora na sociedade onde atua, conforme as palavras de Durtcheim. Em uma zona rural essa missão ainda é mais exigida, uma vez que todas as relações sociais da comunidade giram em torno da escola, e nesse sentido somente as trocas de experiências entre todos é que gerará idéias e conquistas positivas para o povo. (NÓVOA: 2004).
Vivendo essas experiências nós justificamos a necessidade de arborizar e gramar as áreas de lazer coletivas em nossa comunidade, pois, o anseio de nossos alunos em desenvolverem vários esportes coletivos é muito grande, porém não tem estruturas físicas para saciar esse anseio. Outro problema grave é o risco das doenças causadas pelo sol. Uma vez que os educando praticam os jogos de futebol no sol como também realizam as aulas de Educação Física e como somos uma comunidade de poder aquisitivo reduzida, o uso de o filtro solar é deixado para segundo plano. Sabedores da importância do esporte não só para o físico, mas para toda uma estrutura vital harmônica, decidimos elaborar este projeto e buscando parcerias para melhorar o ambiente e a vida em nossa comunidade escolar.
OBJETIVOS: GERAL:
Reconhecer a importância do plantio de jardinagem e arborização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Plantar e dar manutenção aos canteiros de jardinagem
Valorizar o pátio da escola, esteticamente a escola.
METODOLOGIA/DESENVOLVIMENTO:
Plantio e manutenção dos canteiros da jardinagem
Reconhecimento do tipo de solo,
Escolher as mudas,
Espaço para o plantio.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
As atividades serão realizadas pelos alunos de 6º ao 9º anos, e professores através de cronogramas por turmas uma vez na semana, nos meses de abril a dezembro de 2009.
RECURSOS:
50 mudas de árvores de sombra;
50 mudas de árvore de flores ornamentais;
50 mudas de árvores frutíferas;
100 mudas plantas para jardim
4 kg de sementes de grama para área de lazer
400 mt mangueira ¾;
20 pedaços de madeira para confeccionar placas educativas;
01 galão de tinta a óleo em cada cor: azul, preta, branca, amarela.
50 metros de madeira para confecção de bancos de praça.
Outras Necessidades
40 sacos de adubos;
10 pacotes variados de sementes de flores ornamentais para plantar nos canteiros.
AVALIAÇÃO:
Será contínua, no decorrer do projeto, retomando os aspectos a serem melhorados e registrados através de imagens e relatórios.
PONTOS FRACOS E FORTES:
Fracos:
Falta de recursos como encanamento de água aos canteiros, falta flores e preparação dos canteiros, falta de ferramentas para cultivo e podas de árvores. As mudas plantadas ao redor da escola, na parte externa foram arrancadas pela comunidade externa.
Fortes:
Melhorar o aspecto visual da escola, participação da comunidade escolar em ajudar e se comprometer em preservar o jardim.
PROJEÇÃO DE FUTURO: dar continuidade ao projeto no próximo ano
JUSTIFICATIVA:
A unidade escolar deve ser uma instituição transformadora na sociedade onde atua, conforme as palavras de Durtcheim. Em uma zona rural essa missão ainda é mais exigida, uma vez que todas as relações sociais da comunidade giram em torno da escola, e nesse sentido somente as trocas de experiências entre todos é que gerará idéias e conquistas positivas para o povo. (NÓVOA: 2004).
Vivendo essas experiências nós justificamos a necessidade de arborizar e gramar as áreas de lazer coletivas em nossa comunidade, pois, o anseio de nossos alunos em desenvolverem vários esportes coletivos é muito grande, porém não tem estruturas físicas para saciar esse anseio. Outro problema grave é o risco das doenças causadas pelo sol. Uma vez que os educando praticam os jogos de futebol no sol como também realizam as aulas de Educação Física e como somos uma comunidade de poder aquisitivo reduzida, o uso de o filtro solar é deixado para segundo plano. Sabedores da importância do esporte não só para o físico, mas para toda uma estrutura vital harmônica, decidimos elaborar este projeto e buscando parcerias para melhorar o ambiente e a vida em nossa comunidade escolar.
OBJETIVOS: GERAL:
Reconhecer a importância do plantio de jardinagem e arborização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Plantar e dar manutenção aos canteiros de jardinagem
Valorizar o pátio da escola, esteticamente a escola.
METODOLOGIA/DESENVOLVIMENTO:
Plantio e manutenção dos canteiros da jardinagem
Reconhecimento do tipo de solo,
Escolher as mudas,
Espaço para o plantio.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
As atividades serão realizadas pelos alunos de 6º ao 9º anos, e professores através de cronogramas por turmas uma vez na semana, nos meses de abril a dezembro de 2009.
RECURSOS:
50 mudas de árvores de sombra;
50 mudas de árvore de flores ornamentais;
50 mudas de árvores frutíferas;
100 mudas plantas para jardim
4 kg de sementes de grama para área de lazer
400 mt mangueira ¾;
20 pedaços de madeira para confeccionar placas educativas;
01 galão de tinta a óleo em cada cor: azul, preta, branca, amarela.
50 metros de madeira para confecção de bancos de praça.
Outras Necessidades
40 sacos de adubos;
10 pacotes variados de sementes de flores ornamentais para plantar nos canteiros.
AVALIAÇÃO:
Será contínua, no decorrer do projeto, retomando os aspectos a serem melhorados e registrados através de imagens e relatórios.
PONTOS FRACOS E FORTES:
Fracos:
Falta de recursos como encanamento de água aos canteiros, falta flores e preparação dos canteiros, falta de ferramentas para cultivo e podas de árvores. As mudas plantadas ao redor da escola, na parte externa foram arrancadas pela comunidade externa.
Fortes:
Melhorar o aspecto visual da escola, participação da comunidade escolar em ajudar e se comprometer em preservar o jardim.
PROJEÇÃO DE FUTURO: dar continuidade ao projeto no próximo ano
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